Uma empresa que espera sem fazer nada que seus clientes entrem ou batam em suas portas deve ser um grande problema, é preciso passar de um modo passivo (estar esperando pelo cliente), para um modo ativo (eu encorajo o cliente a vir ). Por isso veja agora como atrair mais cliente:
O marketing passivo é ainda mais verdadeiro em lojas de varejo, de modo a ser rapidamente visível na rua por transeuntes que podem estar ouvindo música em um smartphone ou ligando para amigos pelo telefone.
No entanto, verifica-se que a sinalização externa ainda é subutilizada por muitas empresas, em benefício da sinalização interna e do merchandising (marketing de um produto específico).
O fato é que se alguns das nossas dicas a seguir forem utilizadas, há muitas chances de que você conquiste novos clientes para o seu negócio, então, não deixe de conferir o artigo na íntegra!
Defina o seu mercado alvo (Como atrair mais clientes)
Qual é o seu alvo? Esta é uma pergunta tão óbvia que não nos perguntamos o suficiente! Este é o ponto de partida de qualquer ação comercial. Se você deseja atrair clientes, precisa começar a saber onde procurar.
Faça uma lista dos perfis típicos de seus clientes em potencial (personas). Quais são as suas necessidades, hábitos, onde eles estão procurando informações e onde você pode encontrá-los? Classifique-os por idade, sexo, posição ocupada.
Entenda o que seu alvo quer de você (e de seus concorrentes)
Para encontrar clientes, você já deve entender o que eles precisam. No marketing, falamos sobre sua intenção. Uma maneira simples: identificar quais elementos eles procuram quando estão pesquisando seus concorrentes.
Você terá uma lista que muitas vezes lhe reservará algumas surpresas, mas será muito útil.
Adapte sua oferta para encontrar clientes (Como atrair mais clientes)
Você sabe quem são seus clientes, sabe onde encontrá-los e conhece suas intenções, há mais de uma ou mais ofertas direcionadas, atraentes e originais. Adapte suas ofertas aos seus alvos (construindo nichos comerciais), é uma obrigação se você quiser descobrir novos clientes.
Responda precisamente à intenção de seus clientes (na verdade, eles são apenas clientes potenciais neste momento).
Espie seus concorrentes (Como atrair mais clientes)
Atrair o cliente, é também o pênis para os outros! Esta é a lei da competição saudável. Portanto, não hesite em espionar seus concorrentes para fazer o melhor possível e, idealmente, melhor do que eles!
Não hesite em analisar os grandes: se eles estão lá, é porque eles são bons! Veja como eles respondem às intenções de seus clientes e se inspirem neles para criar suas próprias respostas.
Quais itens estão melhor posicionados? Quais redes sociais são as mais ativas? Inscreva-se no boletim informativo do concorrente para saber ainda mais sobre sua estratégia digital.
Faça melhor, e de outra forma, do que seus concorrentes (Como atrair mais clientes)
Faça melhor, e especialmente de forma diferente, do que seus concorrentes é uma das chaves para o sucesso. Use as etapas anteriores para imaginar respostas que sejam ainda mais adequadas às intenções de seus futuros clientes.
Seja flexível com seus prospectos (Como atrair mais clientes)
Mesmo que você identifique perfeitamente os perfis de seus futuros clientes e suas necessidades, mantenha-se flexível. Adapte suas ofertas permanentemente. Com a internet, uma das grandes vantagens é justamente essa nova capacidade de mudar tudo em pouco tempo.
Não há necessidade de colocar centenas de folhetos comerciais muito caros no lixo quando você altera suas ofertas.
Use a Internet ao máximo de suas possibilidades (Como atrair mais clientes)
Internet não é apenas o seu site. Se você é um leitor fiel de um blog, você sabe disso. Mas, você pode gerar bastante receita através da Internet sem necessariamente possuir um site. Aproveite todos os recursos e ferramentas que a Web oferece. Não se limite por causa do simples “a priori”.
Pensar “publicidade on-line”, “redes sociais” e “enviar e-mails” para adquirir clientes tornou-se um desafio nos dias de hoje.