Como fazer minha loja vender mais?

Como um vendedor, você provavelmente usa uma grande quantidade de recursos para fazer com que as pessoas passem por suas portas. Embora o tráfego de pedestres seja crucial, o que você faz depois de cruzar o limite?

 Às vezes os produtos atendem a uma necessidade tão bem que eles se vendem – mas isso raramente é o caso.

Em vez de deixar suas vendas no varejo ao acaso ou ao talento, você pode, alternativamente, contar com uma ciência que possa ensinar à sua equipe ou aplicar diretamente a si mesmo. Então como pode ter mais cuidado para não fazer coisas erradas e vender mais em sua loja?

 

1. Você não tem uma segunda chance de fazer uma primeira impressão então valorize o primeiro momento

Como você começa com o pé direito ao envolver um cliente que acabou de entrar na sua loja?

Obs.: um tapete personalizado pode ser uma boa opção.

Você pode ter ouvido que leva um décimo de segundo para formar uma primeira impressão de alguém, mas vamos ver o que realmente está ocorrendo dentro da mente de uma pessoa quando ela faz esse julgamento.  

Mas quando formamos uma primeira impressão, na verdade formamos dois. Primeiro, estamos determinando o quão calorosa e confiável a pessoa é.

 

Em segundo lugar, estamos tentando responder às perguntas: “Quais são as intenções dessa pessoa em relação a mim?” e “quão forte e competente é essa pessoa?” 

Essas duas dimensões compõem 80-90% de uma primeira impressão geral – e isso vale para todas as culturas. Então valorize o primeiro momento com aquele seu novo cliente para impressionar o mesmo com os seus produtos.

 

2.Deixe a outra pessoa falar primeiro.

  Você pode fazer isso simplesmente fazendo uma pergunta. Perguntas típicas para envolver um cliente incluem: “Você está procurando por algo em particular hoje?”

Nosso primeiro instinto é tomar conta da conversa e controlar o diálogo.

Mas isso não dá muito certo quando tentamos entender as necessidades de seus clientes e como seus produtos podem atendê-las. Ouça antes de oferecer conselhos ou recomendações.

 

3. Pense antes de falar

Quando se trata de vendas, alguns de nós têm a tendência de associar um bom associado de vendas a uma extrovertida falante que exala carisma e charme. 

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Em vez de falar mal dos concorrentes ou de seus produtos, reconheça a pergunta ou comentário do cliente e use a interação como uma oportunidade para instruí-los sobre seus produtos.

 Discuta como seu produto é ótimo para solucionar um problema específico e ouça ativamente o que o cliente precisa.

Outra dica de vendas no varejo a ter em mente:

Esteja ciente de como você expressa suas respostas às consultas dos clientes.

Às vezes, a maneira como você comunica uma ideia é mais importante do que a própria ideia.

 

4.Não se esqueça da linguagem corporal

Quando você considera que cerca de 90% da comunicação é não-verbal, parece quase doer quão pouco consideramos nossa própria linguagem corporal e outras pistas não-verbais.  

Mas em um negócio físico a linguagem corporal é muito importante.

Até porque é nesse contexto que você pode saber se o cliente se interessou ou não pelo produto ao longo da conversa.

Isso é particularmente importante nas vendas no varejo quando o seu trabalho depende de interações bem-sucedidas com os clientes.

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Então, o que você precisa prestar atenção para aumentar suas chances de fazer uma venda?

Existem algumas dicas não-verbais básicas que você pode ter em mente na próxima vez que estiver na área de vendas. Logo no início da conversa sempre aperte bem a mão do seu cliente.

Passe sempre confiança e sempre domine o assunto sobre o produto que está sendo vendido.

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